Quando o assunto é uniforme, a escolha do tecido certo torna-se de suma importância, já que garantirá o conforto e durabilidade da peça, além de sua boa aparência.
Cada segmento de uniforme exige materiais específicos que atendam as necessidades do ambiente de trabalho.
Aqui exploraremos os 5 principais tecidos para uniformes profissionais, tal como suas composições e qualidades.
1. Camisaria: Tricomix e Tricoline Work Atenas Span
O segmento de camisaria é exigente e necessita de tecidos capazes de oferecer conforto para o dia a dia, sem que sua elegância seja comprometida.
Tecidos como o Tricoline Work Atenas Span, composto por 75% Poliéster, 23% Algodão e 2% Elastano e o Tricomix por 60% Algodão e 40% Poliéster, combinam um toque suave graças ao algodão, o conforto devido ao elastano e com a durabilidade do poliéster.
2. Alfaiataria: Oxford Gold Stretch
O mundo da alfaiataria conta com tecidos estruturados e estilosos. O tecido Oxford Gold Stretch é composto por 100% poliéster, sendo ideal para trajes como ternos, coletes e blazer.
Por ter uma construção densa, garante aparência sofisticada e um caimento muito mais estruturado.
3. Denim: Denim Phoenix
Para ambientes que exigem durabilidade e resistência, o tecido Denim Phoenix é a escolha ideal. É estruturado e uma ótima opção para peças como calças e macacões.
Este tecido garante resistência a desgastes e conforto, mantendo os uniformes intactos mesmo em condições de trabalho mais exigentes.
4. Sharjah: Sarja Nova Manchester Esquerda (Brim Esquerda)
O tecido de sarja é conhecido por sua versatilidade e durabilidade. O Sarja New Manchester Leve, também conhecido como Brim Leve, é famoso devido a seu tingimento com o corante Idanthren, que ajuda a garantir resistência ao desbotamento causado por lavagens frequentes.
A versão leve é adequada para climas mais quentes e indicada para confecção de TOP (parte de cima), enquanto a pesada é mais adequada para climas frios ou para situações que demandam um tecido mais resistente e indicada para confecção de peças para BOTTOM ou ALL OVER.
Com 100% de Algodão em sua composição, torna-se uma ótima opção para uniformes em ambientes onde a durabilidade é primordial, como em setores industriais.
Dica Extra: Aprimore seu acabamento com o Forro de Bolso Messina
Além desses tecidos essenciais, não podemos nos esquecer do papel do forro, especialmente nos uniformes de alta qualidade. Ao incorporar um forro de qualidade em sua peça, o acabamento interno passa a garantir maior durabilidade da peça, além de um toque a mais de elegância.
Por conter 100% de Poliéster em sua composição, o Forro de Bolso Messina contribui na integridade do tecido e da cor das peças produzidas. Ideal para a confecção de calças, bermudas, jaquetas, entre outros.
A escolha certa dos tecidos para uniformes vai além de estética, já que a funcionalidade, conforto e durabilidade das peças são imprescindíveis. Ao considerar segmentos como o de camisaria, alfaiataria, denim e sarja, conseguimos selecionar tecidos que atendam as diferentes necessidades de cada setor.
Da elegância da tricoline até a resistência do denim, a variedade de opções têxteis oferece soluções para diversos tipos de ambientes de trabalho, sendo possível a criação de uniformes que atendam as mais variadas demandas, sem perder qualidade e boa aparência ao longo do tempo.