A indústria da moda feminina é uma das mais versáteis e criativas ao redor do mundo, e os tecidos desempenham um papel fundamental para a criação de peças dos mais variados estilos e tendências.
Escolher um tecido adequadamente define sua qualidade, o caimento e a durabilidade das roupas. Esse é o passo principal para o início das criações dos estilistas, designers e consumidores que buscam peças que unem estilo e conforto.
No artigo de hoje, iremos explorar alguns dos tecidos mais conhecidos no segmento da moda feminina, destacando suas composições e características.
1. Tecido Voil:
O tecido voil é conhecido por ser leve, fluido e transparente, agregando para uma aparência elegante, delicada e sofisticada, além de conferir uma textura suave ao toque e ser sutilmente brilhante.
Tecido Voil Poeme Tinto
Composição: 100% Algodão
Fabricado a partir dos fios de algodão ou com misturas entre algodão e outras fibras naturais, como linho ou seda.
Sua utilização é frequente para peças mais arejadas e confortáveis, tornando-se uma ótima escolha para roupas de verão, como saias, vestidos, blusas mais soltinhas ou lenços.
2. Cetim:
O cetim é um tecido com acabamento suave e brilhante, normalmente feito de seda, mas também podendo ser produzido com poliéster ou outras fibras.
Tecido Cetim Suécia Liso
Composição: 100% Poliéster
Ele geralmente é usado em roupas femininas para festas e ocasiões especiais, como vestidos, blusas mais sofisticadas ou até mesmo para lingeries de luxo.
3. Crepe:
O crepe é um tecido com textura que traz um aspecto de ondulações ou granulações, feito de fibras sintéticas, seda ou até mesmo em lã. É conhecido por ser um tecido leve, caimento fluido e boa resistência à rugas.
Tecido Crepe Mood
Composição: 100% Poliéster Tecido Crepe Amanda High Twist Plus
Composição: 100% Poliéster
Utilizado em blusas elegantes, vestidos, saias e também em peças de alfaiataria, agregando mais sofisticação às roupas femininas.
4. Laise:
O tecido de Laise ou renda laise, é conhecido por sua leveza e delicadeza, possuindo um padrão vazado, formado por bordados ou alguns recortes em relevo. Alguns de seus desenhos mais populares são florais e geométricos.
Tecido Cotton Laise Romance
Composição: 100% Algodão
O tecido de Laise é feito de algodão, podendo ser encontrado também em fibras sintéticas, poliéster e até em malhas.
É um tecido versátil e pode ser utilizado em diversos tipos de roupas, desde as casuais até as mais sofisticadas, como vestidos, blusas leves, saias ou até mesmo em saídas de praia.
5. Renda:
A Renda é delicada e transparente, popularmente produzida com algodão, fibras sintéticas ou seda. Sua principal característica é o entrelaçamento de fios que criam padrões intrincados. Tecido Renda Lingerie Max Mara
Composição: 90% Poliamida e 10% Elastano
Pode ser utilizada em vestidos de festa , blusas, lingeries ou até mesmo para completar como um detalhe decorativo nas roupas.
6. Rayon:
O tecido Rayon, também conhecido como Viscose, é produzido através de um processo químico realizado a partir da celulose de plantas. Transformando essa fibra vegetal em fios finos, deixando-o leve, macio e fluído.
Sua utilização é muito versátil, podendo ser visto em peças como blusas, saia midi, kimonos, chemises, macacões ou até mesmo em conjuntos de calça e blusa.
Tecido Rayon Poplin Antuerpia Span
Composição: 97% Viscose e 3% Elastano
Apesar de Rayon e Viscose se tratarem do mesmo tecido, a distinção entre as nomenclaturas causa certa confusão.
Isso ocorre devido à diferença semântica e regional, onde Rayon é um termo mais antigo de origem americana, e a Viscose é um termo mais moderno, de origem europeia.
A moda feminina é um universo de inúmeras possibilidades, impulsionado por tecidos que são fundamentais para a criação de diversos estilos de peças.
Os tecidos mencionados pela nossa Equipe MN Tecidos, representam apenas algumas das construções mais conhecidas desse segmento, desde o leve e fluido Voil, até o suave e brilhante Cetim.
Além disso, ressaltamos a importância de que, embora esses tecidos sejam tradicionalmente associados à moda feminina, eles também podem ser utilizados em roupas de todos os gêneros.
A versatilidade encontrada nesses materiais permite que estilistas e designers explorem uma infinidade de possibilidades, utilizando da criatividade para a criação de peças únicas.
A moda em si, é uma maneira de expressão individual, e os tecidos tornam-se primordiais para a tradução dessas expressões. Cada escolha possibilita a abertura de novos caminhos no mundo da moda para a criação de novos e inspiradores estilos.
Conhecendo as composições mais famosas do universo da Moda Feminina, proporcionamos incorporar mais originalidade e personalidade no vestir, tornando cada peça de roupa única e especial.