A Casa de Criadores é um evento de moda que ocorre em São Paulo desde 1997, fundado por André Hidalgo. Este projeto consiste em dar mais visibilidade, apoiar e promover os novos talentos da moda brasileira, seja designers de moda ou estilistas.
Realizado duas vezes por ano, esta iniciativa oferece uma estrutura única para designers independentes mostrarem suas coleções, buscando diversidade, originalidade, inovações e a quebra de padrões do mundo da moda.
A Casa de Criadores tornou-se um espaço importantíssimo, capaz de auxiliar no impulsionamento da moda autoral e conceitual no Brasil, tendo em vista o fortalecimento da cena da moda independente, oportunidades de networking e reconhecimento de seus participantes.
Sou de Algodão e seu valor incalculável para a moda brasileira
Juntos pela sustentabilidade e qualidade da moda brasileira, neste ano de 2023, pudemos contar com a parceria do projeto Sou de Algodão. Criado no Brasil e lançado em 2016 pela ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), com o objetivo de promover a utilização do algodão na indústria têxtil.
Este projeto busca a conscientização dos profissionais da indústria e de seus consumidores sobre a importância e os benefícios da utilização do algodão produzido no Brasil, incluindo a sustentabilidade, qualidade e inovação tecnológica.
Além disso, a Sou de Algodão também incentiva a adoção de peças de vestuário e produtos têxteis de um modo geral que tenham em sua produção o algodão brasileiro, com a intenção de trazer um consumo mais consciente e a valorização do produto nacional.
Mural Desafio Sou de Algodão 2023, Casa de Criadores | Foto por: Equipe MN Tecidos
Por meio de campanhas publicitárias, parcerias com estilistas, marcas e varejistas, o Sou de Algodão busca pelo fortalecimento de sua imagem tanto nacional quanto internacionalmente através de ações educativas e divulgação.
Então, nada mais justo do que a criação de uma parceria única com a Casa de Criadores e MN Tecidos, trazendo consigo o selo oficial de marca responsável Sou de Algodão.
Dentre os produtos certificados pela parceria Sou de Algodão junto à MN Tecidos, totalizam-se 22 artigos, sendo: 12 tecidos do segmento de Camisaria, 8 tecidos do segmento de Denim e Sarja e 2 tecidos do segmento de Feminino.
Afinal, qual foi o papel da MN Tecidos dentro da Casa de Criadores?
Para impulsionar o desenvolvimento da confecção dos estilistas participantes, a MN Tecidos pôde fazer grande contribuição com a Casa de Criadores, através da doação de tecidos compostos por 100% Algodão, a Tricoline Roma Premium Eco, que também possui certificação Better Cotton Initiative (BCI).
A colaboração da MN Tecidos auxiliou para que o jovem estilista, modelo e CEO da Woolmay Mayden (The brand), Jean Woolmay Denson Pierre pudesse explorar toda a sua criatividade, excelência e profissionalismo, resultando em um original e autêntico desfile que encerrou a noite de quinta-feira, dia 13/07.
Fotos do desfile de 13/07 por: @Marceloshoubhia
A nossa parceria oportunizou a quebra de padrões e a abertura de novos caminhos para a criação de peças que antes eram consideradas “comuns” mas indispensáveis, abrindo mais um espaço para a inovação e o devido destaque no cenário da moda atual.
Nos bastidores da Moda: Entrevista exclusiva com Jean Woolmay - Explorando a visão de um grande estilista emergente.
Ao explorarmos os bastidores da Casa de Criadores, tivemos o imenso prazer de entrevistar Jean Woolmay Denson Pierre.
Jean Woolmay Denson Pierre | Foto do desfile de 13/07 por: @Marceloshoubhia
Nascido no Haiti em 23 de abril de 1996 e atualmente residindo em São Paulo, Jean é estilista emergente com uma carreira em ascensão que está conquistando seu espaço na indústria da moda.
Apesar de sua carreira como modelo, Woolmay também já foi estudante de química. No entanto, sua paixão pelo mundo da moda e criatividade inigualável, o levaram a seguir por um novo caminho. Iniciou seus estudos em fotografia e, hoje, é empresário, dono e diretor criativo de sua própria marca.
Sua marca se destaca por suas criações inovadoras que combinam elementos do seu background multicultural e influências contemporâneas.
Fotos do desfile de 13/07 por: @Marceloshoubhia
Nesta entrevista exclusiva elaborada pela nossa equipe de comunicação, juntamente com Amauri da Silva Marques, nosso gerente de produtos, Jean Woolmay compartilhou conosco sua visão sobre a indústria da moda, assim como suas inspirações e desafios.
Ressaltamos que esta entrevista é uma pequena amostra das incríveis histórias e insights que Jean pôde compartilhar conosco.
“Você veio para o Brasil por conta dos seus pais, mas o que você sente em São Paulo? Porquê escolher desfilar em São Paulo?”
“ - A vida nos leva a lugares onde jamais pensaríamos em estar. Para mim, chegando aqui, pensava que faria uma faculdade e entraria em uma empresa para trabalhar das 8:00 às 18:00 e pronto, sabe? Só que a vida tinha outros planos para mim e conheci pessoas que me levaram até você, por exemplo. Nós não crescemos sozinhos, temos um grupo de pessoas e vamos encontrando pessoas em nossa vida que vão nos proporcionar muitas coisas. (...)
Mas o mundo da moda e ser modelo me traz para a corrida, e a moda sendo gigante, me faz começar a desenhar de bobagem e mostrando para uma amiga minha que é estilista, que era da Casa de Criadores, e aí ela falou “ai vou fazer a Milan Fashion Week, só que eu já fiz a casa de criadores, só com coleção e eu quero refazer o desfile lá e preciso de umas 5/7 peças diferentes só para compor o que já fiz.”. Então eu desenhei e mostrei para ela e ela disse “Eu já tenho o tecido e você já tem o desenho, só paga um costureiro para fazer as peças e a gente leva para Milão.” (...)
E aí depois disso, veio a Casa de Criadores, ela não queria fazer mas juntamos nossas forças e ficamos uma tarde toda desenhando, conversando, comendo e enfim desenhamos as coleções.”
“Você curte o processo criativo e a gente queria saber: você tem uma “Receita Woolmay Mayden” ou você está mais preocupado com o ingrediente?”
“ - Ah… Essa é uma boa pergunta. Eu acho que estou mais preocupado com a receita, o jeito de fazer. Eu me jogo mesmo, me jogo 100% naquilo. No meio do processo eu fico olhando “será mesmo que minha receita está dando certo?”, porque tem pessoas que vão seguindo a receita assim e se erra, só lá no final vai saber. Eu não, eu gosto de já previnir, olhando para a receita e fazendo para ir testando. Eu acho que é um combo, sabe?
Eu desenho, procuro tecido, levo para o costureiro, procuro os aviamentos e o que precisa, eu mesmo pego os fios, a agulha e coloco os botões, por exemplo. Eu gosto de fazer isso, fico mais perto das coisas que estou criando, trazendo um pouquinho mais de mim. (...)
No desfile eu faço o casting, eu faço tudo, organizo tudo e faço o styling. Quando eu estou desenhando, eu já estou pensando em como vou ver o look na passarela.
Eu gosto de seguir uma receita, mas que dá para mexer durante o processo. Inclusive, no desfile tinha uma menina que desfilou com um biquini e na hora que ela ia entrar, eu olhei um cinto, coloquei nela e ela falou “mas não tinha cinto” e eu disse “tu vai assim.” (...)
Na pressão, saem coisas bem legais e você faz coisas maravilhosas, melhor do que você estava pensando.” (...)
O mundo precisa de pessoas mais abertas, que fazem e conseguem desfazer para refazer de novo. Que não fica só naquela mesmice, e quando você fica em uma linha só, acaba tendo só um público, mas quando você vai mexendo com seu público, você acaba ganhando muito mais para sua marca.”
Confira abaixo a entrevista completa:
A jornada de Jean Woolmay Denson Pierre em São Paulo tem sido uma grande aventura de descobertas e oportunidades. Com isso, ele conseguiu encontrar na moda e na Casa de Criadores, um terreno para expressar toda sua criatividade.
Ao desfilar em São Paulo, Jean encontra um novo palco tanto para exibir suas coleções, quanto para desafiar padrões da moda e impor sua autenticidade.
O apoio da MN Tecidos trouxe uma nova oportunidade para que pudesse explorar mais ainda todo o seu potencial criativo nas passarelas da Casa de Criadores, oferecendo ao público uma nova e ousada perspectiva para suas peças de vestuário.
Sua trajetória nos ensina como a moda brasileira pode se reinventar, ressignificando todo o seu papel no cenário global da moda, abraçando a diversidade e autenticidade como seu maior impulsionador.
A participação da MN Tecidos na Casa de Criadores foi essencial para o fortalecimento e conexão entre a indústria têxtil e nossos estilistas brasileiros. Com a doação dos tecidos de Tricoline Roma Premium Eco, pudemos demonstrar nosso compromisso com a qualidade e responsabilidade ambiental.
Oportunizamos a exploração da criatividade e a abertura de novos caminhos que valorizassem o produto nacional, além de promover seu consumo consciente. Juntos com a Sou de Algodão, incentivamos a utilização de materiais sustentáveis que contribuíram para um novo cenário fashion mais ético e responsável.