A cor do empoderamento.
Viva Magenta promete ser a cor revolucionária para o novo ciclo que se inicia, marcando presença no mundo da moda, design e decorações.
As cores causam efeitos em nós, comunicam mensagens e despertam um conjunto de sensações que, combinadas a outras referências, nos ajudam a formar uma percepção.De maneira resumida, podemos dizer que quanto mais quente uma cor for, maior a vibração e, consequentemente, mais ela transmitirá agitação. E quanto mais fria, maior será a capacidade de transmitir calma e delicadeza.
Vinda da família do vermelho, Magenta é a cor destaque de 2023 anunciada pela Pantone.
Traz como sua principal mensagem a alegria e a vibração de energia. Assertivo, mas não agressivo, é um vermelho carmim que não domina mas exala dinamismo. Aponta para o novo, o recomeço, a força, a natureza e a vivacidade. Segundo a Pantone, essa força está sendo buscada pelas pessoas depois da pandemia.
"Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu", pontua Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute.
Mas afinal: O que é a Pantone e qual sua importância?
Quando o assunto é cor, a Pantone é autoridade.
Conhecida mundialmente pelos seus sistemas de tecnologia avançada para processos de reprodução precisa de cores. Além disso, é a linguagem padrão para a comunicação de todas as fases de processos de gerenciamento de cores.
A Pantone passou a estudar minuciosamente o comportamento dos consumidores pelo mundo a partir de 1999, pesquisando a fundo tudo o que diz respeito às novas tendências mundiais e culturas.
Com o intuito de nortear as novas criações do ano em produtos e design para as mais diversas áreas criativas, como moda, design, marketing, entre outros.
Além da cor principal de 2023, foi criada a paleta de cores completa que a acompanha nessa fase. Sendo um total de 8 cores que compõe o Magentaverse (experiência Pantone no Metaverso):
Imagem: © Pantone LLC, 2022
Como a VIVA MAGENTA aparecerá na indústria têxtil?
Sabemos que para definir A Cor do Ano, pesquisadores de diversas áreas como design de produto, moda, publicidade, marketing e artes gráficas se reúnem para identificar tendências internacionais em cores a partir dos desejos dos consumidores. Consequentemente, essa escolha traz seu impacto de influência no consumo dos mais diversos segmentos.
A Cor do Ano ajudará a impulsionar o mercado da moda trazendo essa nova tendência para a preferência do consumidor. Portanto, seja intencional na escolha das combinações na hora de criar suas coleções.
Inclua não só a Viva Magenta, mas também cores análogas e complementares que harmonizem nas composições, sem deixar de lado todo o conceito que a mesma traz consigo. Seguir a paleta de cores completa dessa tendência pode ser a aposta que você esperava.
Confira nossas principais escolhas em tecidos que contemplam essa nova fase de 2023: